Saiba mais sobre o joelho

Como um joelho normal funciona?

O joelho é a maior articulação do corpo humano, e uma das mais facilmente lesionadas. Uma função próxima do normal é necessária para a realização das atividades da vida diária. É formado por duas articulações principais: uma entre a parte inferior do fêmur (osso da coxa) e a parte superior da tíbia (osso da perna) chamado fêmoro-tibial e outra formada pela articulação entre a patela (rótula) e uma grande área da porção anterior do fêmur distal (tróclea) chamada femoro-patelar.

Quando andamos os ossos do joelho deslizam e rolam entre si. São os músculos, a cápsula e os ligamentos que dão estabilidade a esta articulação.

Os meniscos que são estruturas formadas por uma fibrocartilagem também ajudam na estabilidade da articulação, embora a sua principal função seja a de absorver os choques e impactos e distribuir a carga equivalente sobre a superfície articular. As superfícies onde o fêmur a tíbia e a patela se tocam são cobertas por cartilagem articular, uma substância macia que recobre os ossos, permitindo-os deslizar livremente.
Toda a articulação é recoberta por um fino e macio tecido chamado membrana sinovial, a qual libera um líquido especial que lubrifica o joelho, reduzindo o atrito próximo a zero em um joelho saudável. Normalmente todos estes componentes trabalham em harmonia. Desgastes ou lesões podem romper esta harmonia, resultando em dor, falseio, fraqueza muscular e consequente perda de função.

Rua Leopoldo Bier, 825
cj 301- Porto Alegre/RS
51 3217 2390 | 3217 0030
geraldoschuck@yahoo.com
© copyright 2009, Dr. Geraldo Schuck, todos os direitos reservados.