Introdução
Nosso objetivo é ajudá-lo a entender melhor o funcionamento do seu joelho assim como explicar quais os benefícios da artroscopia. A dor no joelho é um sintoma extremamente freqüente. É uma articulação das mais complexas em termos de biomecânica, estando sempre sujeita a sofrer lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste, envelhecimento).
Muitas vezes o diagnóstico dessas lesões torna-se difícil, principalmente em casos agudos. Com o desenvolvimento da artroscopia, houve uma revolução nos métodos de diagnóstico e tratamento das patologias intra articulares do joelho. Em comparação com as cirurgias convencionais (com cortes) a artroscopia é pouco traumática, a cicatriz é extremamente reduzida e a recuperação rápida.
O que é a artroscopia?
É um procedimento minimamente invasivo que permite a visualização e testes mecânicos de todas as estruturas intra articulares com baixa morbidade através de um aparelho chamado artroscópio. Este contém uma fibra óptica que transmite a imagem interna do seu joelho através de uma pequena câmera para a tela de um monitor.
Esta imagem permite que o cirurgião examine o interior do seu joelho determinando a origem do seu problema.
Durante este procedimento, o cirurgião também pode inserir instrumentos através de outra pequena incisão para remover ou reparar os tecidos lesados. A artroscopia do joelho foi realizada pela primeira vez nos anos 60. Com os avanços tecnológicos dos aparelhos e o incremento na resolução das imagens, o procedimento tem se tornado cada vez mais efetivo tanto para o diagnóstico mais acurado como para o tratamento apropriado dos problemas.
Hoje em dia, a artroscopia é um dos procedimentos ortopédicos mais comuns cujo objetivo principal é o tratamento das lesões, permitindo o retorno do paciente o mais rápido possível as suas atividades diárias.